Casos de raiva em Valinhos acendem alerta para cidades da Região Metropolitana de Jundiaí

Cidade vizinha confirmou três morcegos infectados com o vírus da raiva. Cajamar reforça importância da prevenção e vacinação de animais domésticos.

Julho 14, 2025 - 08:30
 0  5
Casos de raiva em Valinhos acendem alerta para cidades da Região Metropolitana de Jundiaí
Casos recentes registrados em Valinhos acendem alerta para a região. População deve evitar contato com o animal e acionar a Zoonoses.

Três casos de raiva em morcegos registrados recentemente em Valinhos, cidade localizada a apenas 54 km de Cajamar, acenderam o sinal de alerta para toda a Região Metropolitana de Jundiaí. A confirmação foi feita nesta sexta-feira (11), após a chegada dos laudos do Instituto Pasteur. Os morcegos foram recolhidos em junho, dois deles no bairro Parque das Colinas e um na região central da cidade. Segundo a Prefeitura de Valinhos, nenhum dos animais teve contato com humanos.

Embora os casos tenham ocorrido em outra cidade, o risco se estende a municípios vizinhos, como Cajamar, onde a vigilância deve ser intensificada e a população orientada quanto aos cuidados com animais silvestres e domésticos.

Segundo a Divisão de Zoonoses de Valinhos, 131 amostras de animais foram enviadas ao Instituto Pasteur desde o início do ano, sendo 80 delas de morcegos. Os casos confirmados reforçam a importância da monitoria contínua e da vacinação antirrábica, considerada a principal forma de prevenção da doença.

Cajamar alerta para cuidados com morcegos e reforça vacinação

A Divisão de Vigilância em Zoonoses de Cajamar também está em alerta e reforça à população que nunca deve tocar em morcegos, mesmo que estejam mortos ou pareçam inofensivos. A orientação é isolar o animal com cuidado — utilizando, por exemplo, um balde ou caixa virada para baixo — e entrar em contato imediatamente com o setor de Zoonoses pelo telefone (11) 4446-0118.

A raiva é uma doença grave, letal e sem cura após o aparecimento dos sintomas. Ela pode ser transmitida por mordidas, arranhões ou contato com a saliva de animais infectados. Por isso, a vacinação de cães e gatos é fundamental para proteger não apenas os animais de estimação, mas também as famílias.

"Mesmo que os casos tenham ocorrido em Valinhos, é essencial que a população de Cajamar esteja atenta e atualize a vacinação dos pets. A prevenção é a nossa melhor defesa", destaca a Vigilância em Saúde do município.

Em caso de suspeita:

Divisão de Zoonoses de Cajamar: (11) 4446-0118
Nunca toque em morcegos.
Mantenha a vacinação dos seus animais em dia.