Território Animal: cuidados essenciais para pets no outono, com a médica veterinária dra. Carolina Fernandes Souza

Embora a estação seja mais tranquila em comparação com o verão, ela também exige atenção, principalmente em relação às doenças típicas desse período, como problemas respiratórios, articulares e parasitários.

Março 20, 2025 - 13:20
 0  7
Território Animal: cuidados essenciais para pets no outono, com a médica veterinária dra. Carolina Fernandes Souza
A médica veterinária Dra. Carolina Fernandes Souza (foto), da Clínica Veterinária Território Animal, localizada em Jordanésia, alerta para alguns dos principais riscos que acometem cães e gatos no outono. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Com a chegada do outono, nesta quinta-feira (20 de março), as temperaturas mais amenas e o clima seco trazem uma série de cuidados especiais para a saúde dos nossos pets. Embora a estação seja mais tranquila em comparação com o verão, ela também exige atenção, principalmente em relação às doenças típicas desse período, como problemas respiratórios, articulares e parasitários.

A médica veterinária Dra. Carolina Fernandes Souza, da Clínica Veterinária Território Animal, localizada em Jordanésia, alerta para alguns dos principais riscos que acometem cães e gatos no outono. Segundo a profissional, entre as doenças respiratórias mais comuns estão a Traqueobronquite Infecciosa Canina, popularmente conhecida como tosse dos canis, e a Rinotraqueíte Infecciosa Felina, causada pelo herpesvírus felino (FHV-1). Ambas as doenças podem ser prevenidas e controladas com as vacinas adequadas – a vacina contra a gripe canina para os cães e a polivalente para os felinos.

Outro aspecto importante que merece atenção é o aumento dos problemas osteoarticulares. Com a queda das temperaturas, esses animais podem sofrer com dores nas articulações e coluna, além de apresentarem desconforto ao toque e até mesmo se negarem a realizar atividades físicas.

Além disso, Dra. Carolina destaca que, apesar de não haver um grande crescimento da proliferação de pulgas e carrapatos no outono - pois esse aumento é maior na primavera e no verão -, ainda há um número considerável desses parasitas, que merecem atenção.

Para ajudar os tutores a protegerem seus pets, a veterinária preparou algumas dicas essenciais:

Cuidados com os olhos: Mantenha os olhos do seu pet sempre higienizados com água filtrada ou mineral, utilizando gaze e evite o uso de solução fisiológica.

Passeios: Evite passeios em horários de temperaturas muito baixas, como no início da manhã ou no final da tarde. Isso ajuda a prevenir o choque térmico e o desconforto nos pets.

Sono quentinho: Proteja o local de descanso do pet, evitando a exposição ao vento e ao frio intenso. Forrar a caminha com cobertores ou posicioná-la em um lugar longe da corrente de ar pode ser uma boa opção. Para animais de pelagem curta, roupinhas de inverno podem ser ideais para mantê-los aquecidos.

Cuidados com as articulações: Uma alimentação balanceada é fundamental para o controle de peso, principalmente para animais mais velhos ou com predisposição a doenças articulares. Em alguns casos, o veterinário pode recomendar o uso de protetores articulares, como condroitina, glicosamina e colágeno.

Pulgas e carrapatos: Continue com as prevenções no animal e no ambiente. Mesmo no quintal de casa, se houver plantas que soltam folhas secas, elas podem abrigar parasitas. Fique atento a qualquer sinal de infestação.

O mais importante é sempre estar atento à saúde do seu pet. Caso perceba qualquer alteração no comportamento ou no estado físico do animal, não hesite em procurar um médico veterinário de confiança.

Este artigo é um oferecimento da Clínica Veterinária Território Animal, localizada na Rua Angico, nº 70, em Jordanésia, com horário de atendimento de segunda a sexta, das 9h às 20h, e sábados, das 9h às 13h. Para mais informações ou agendamentos, entre em contato pelo telefone (11) 96414-3594.

Cuide do seu pet com carinho e atenção!