Moradores pedem ação urgente após ataques de marimbondos na rua dos Crisântemos, no Jardim Adelaide no distrito do Polvilho
Ninho instalado em via movimentada próxima à Avenida Tenente Marques gera medo entre pedestres e famílias da região.
Moradores do distrito do Polvilho, em Cajamar, vivem dias de apreensão por conta da presença de um ninho de marimbondos em um trecho bastante movimentado da cidade. O caso foi registrado na rua dos Crisântemos, na altura do número 262, em uma travessa com a Avenida Ayrton Senna, a poucos metros da Avenida Tenente Marques e a menos de 100 metros de um ponto de ônibus, local de grande circulação de pessoas.
O temor crescente entre as famílias da região está relacionado ao risco de ataques dos insetos, que podem causar ferimentos e reações alérgicas graves, principalmente em pessoas sensíveis às ferroadas. De acordo com moradores, o ninho estaria instalado em uma fresta da parede de um imóvel, dificultando a visualização por quem passa pela calçada.
Um morador relatou à reportagem que já foi vítima de um ataque ao estacionar o carro ao lado do muro. Segundo ele, ao subir a porta de aço, ao menos três marimbondos o atacaram repentinamente. “O ferrão desses insetos é muito dolorido. Minha preocupação é eles atacarem os pedestres que circulam pela calçada sem saber da presença deles na fresta da parede onde estão instalados”, afirmou.
A ansiedade em relação à situação vai além do medo pontual. Para quem vive nas proximidades, a ameaça constante torna o cotidiano mais tenso. As ferroadas de marimbondos podem provocar reações alérgicas severas, o que aumenta o grau de preocupação, especialmente entre famílias com crianças pequenas e idosos, considerados mais vulneráveis.
Além dos riscos à saúde, o problema já afeta a rotina da comunidade. “Não conseguimos conviver em paz sabendo que um enxame de marimbondos pode atacar a qualquer momento. Nós pedimos medidas rápidas e efetivas. A nossa segurança deve ser prioridade”, desabafou outro morador à reportagem do Metrópole Regional.
Diante da situação, moradores cobram a atuação da Defesa Civil de Cajamar para que seja feita a remoção segura do ninho, evitando novos ataques e garantindo a segurança de pedestres e usuários do transporte público que circulam diariamente pelo local.


