Vereador Reinaldo Santos tem projeto aprovado para incentivar inclusão de pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho em Cajamar

Projeto do vereador Reinaldo Santos cria programa para fortalecer a inclusão social e profissional de pessoas com 50 anos ou mais no município de Cajamar.

Agosto 15, 2025 - 11:55
Agosto 15, 2025 - 11:57
 0  7
Vereador Reinaldo Santos tem projeto aprovado para incentivar inclusão de pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho em Cajamar
Vereador Reinaldo Santos (foto) durante a 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cajamar, quando teve aprovado seu projeto que institui o programa “50+ em Atividade”.

Na 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cajamar, realizada na última quarta-feira (13) de agosto, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 87/2025, de autoria do vereador Reinaldo Santos, que cria o programa “50+ em Atividade”, destinado a promover a inserção e a manutenção de pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho no município.

O programa tem como foco não apenas a geração de emprego e renda, mas também o bem-estar, a valorização, a capacitação e a inclusão social e produtiva da população nessa faixa etária, especialmente a população idosa.

Segundo dados obtidos pela reportagem do Metrópole Regional, baseados no último Censo de 2022 divulgado pelo IBGE, o município de Cajamar registra atualmente 4.848 homens e 5.064 mulheres entre 50 e 60 anos, um público expressivo que poderá ser beneficiado com as ações previstas pelo programa.

Entre os principais objetivos do programa estão:

  • Estimular o envelhecimento ativo e saudável;

  • Promover a inclusão digital, social e profissional;

  • Incentivar a participação em atividades culturais, esportivas, educativas e de lazer;

  • Oferecer qualificação e requalificação profissional;

  • Apoiar empreendedorismo, trabalho autônomo e associativismo;

  • Fomentar ações de voluntariado e mentoria entre gerações;

  • Ampliar o acesso a serviços públicos voltados ao bem-estar físico e mental da população idosa.

O programa também prevê a celebração de parcerias com entidades públicas, privadas e do terceiro setor, uso preferencial de espaços públicos e campanhas de sensibilização contra o etarismo — preconceito contra pessoas mais velhas. “Este projeto é uma importante ferramenta para reconhecer o potencial e a contribuição da população com mais de 50 anos. Nosso compromisso é garantir que essa parcela da população tenha oportunidades reais para se manter ativa e valorizada”, afirmou o vereador Reinaldo Santos.

O projeto agora segue para análise do prefeito Kauan Berto, que poderá sancionar a lei para que ela entre em vigor. 

Com essa aprovação, Cajamar reforça seu compromisso com políticas públicas que promovem a inclusão social e a qualidade de vida para todos os seus cidadãos, independente da idade.