Moradores de Cajamar manifestam preocupação com implantação de pedágio na SP-332
Projeto do Governo do Estado inclui novos pórticos de cobrança e gera polêmica na região.

A possível implantação de pedágios nas rodovias que cortam Cajamar tem gerado grande preocupação entre moradores e autoridades locais. O projeto de concessão do Lote Rodoviário Circuito das Águas, anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo, prevê investimentos de R$ 10 bilhões em melhorias de infraestrutura, mas também a instalação de pórticos de pedágio no modelo “free flow” – sistema eletrônico que dispensa barreiras físicas.
A concessão, que abrangerá 533 km de rodovias e 33 municípios, inclui a SP-332 (Rodovia Presidente Tancredo Almeida Neves) e a SP-354 (Rodovia Edgard Máximo Zambotto), vias estratégicas para a mobilidade entre Cajamar e outras cidades da região. O projeto está em fase de audiências públicas, e a previsão é que o edital seja lançado em maio deste ano, com o leilão ocorrendo em setembro e a assinatura do contrato em janeiro de 2026.
Impacto no bolso da população
A principal preocupação dos moradores é o impacto financeiro que a cobrança de pedágio pode gerar, principalmente para aqueles que utilizam as rodovias diariamente para deslocamento ao trabalho ou estudos.
“Muita gente aqui em Cajamar trabalha em cidades vizinhas, como Jundiaí e São Paulo. Se esse pedágio for implantado, o custo para ir e voltar do trabalho pode ficar inviável. Precisamos de melhorias nas estradas, mas não podemos ser penalizados dessa forma”, afirma a moradora Tatiane Souza.
O prefeito de Cajamar ainda não se manifestou oficialmente sobre o projeto, mas outros gestores municipais já demonstraram oposição à cobrança, alegando que a medida prejudica o deslocamento entre cidades próximas e pode desestimular o crescimento econômico da região.
Audiências públicas e próximas etapas
As audiências públicas para discutir a concessão tiveram início no último dia 10, em Campinas, e seguem até o dia 14 de março, na sede da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP). Após essa fase, o governo pretende avançar com a publicação do edital e, posteriormente, com a concessão da rodovia à iniciativa privada.
O modelo “free flow”, já em funcionamento em algumas rodovias paulistas, é visto pelo governo como uma alternativa para evitar congestionamentos nas praças de pedágio. No entanto, moradores temem que a cobrança se torne mais difícil de fiscalizar e que não haja transparência na definição dos valores.
Diante das polêmicas, lideranças políticas da região já articulam maneiras de contestar o projeto e buscam diálogo com o governo estadual para discutir alternativas que reduzam o impacto para a população. Enquanto isso, os moradores de Cajamar seguem atentos aos desdobramentos e prometem mobilização para tentar barrar a implantação dos pórticos.