Smart Cajamar vai complementar ações de segurança e reforçar proteção no ambiente escolar em Cajamar
Com integração tecnológica e ações preventivas, município se prepara para receber alunos com reforço na segurança das escolas municipais.
Com a proximidade do início do ano letivo, o município de Cajamar reforça as ações voltadas à segurança nas escolas municipais. Enquanto os alunos ainda estão em período de férias, a Prefeitura avança na consolidação do programa Smart Cajamar, que passa a atuar de forma integrada às medidas já existentes, ampliando o monitoramento e a prevenção no ambiente escolar.
Todas as unidades da rede municipal contam com câmeras instaladas em áreas internas e externas, com imagens integradas à Centro de Controle Operacional (CSO).
). O sistema tecnológico irá complementar o trabalho preventivo realizado pela Guarda Civil Municipal e pelas equipes responsáveis pelo controle de acesso nas escolas, especialmente nas unidades do Colégio do Futuro.
Desde a implantação do Programa Escola Segura, instituído pela Lei nº 43/2023, Cajamar tornou obrigatória a vigilância armada em todas as escolas municipais. A chegada do Smart Cajamar representa um avanço nesse processo, permitindo respostas mais rápidas a situações suspeitas e maior capacidade de atuação das forças de segurança.
Além do monitoramento eletrônico, o município mantém patrulhamento especializado e ações preventivas coordenadas entre as secretarias municipais de Segurança, Defesa e Mobilidade e de Educação. As iniciativas visam garantir que, com o retorno das aulas, alunos, professores e funcionários encontrem um ambiente mais seguro e estruturado.
O prefeito Kauãn Berto destacou que o período de férias tem sido utilizado para preparar as unidades de ensino. “Estamos aproveitando esse intervalo sem alunos para reforçar a segurança e estruturar ainda mais as nossas escolas. O Smart Cajamar vem para complementar um trabalho contínuo, garantindo mais proteção desde o primeiro dia de aula”, afirmou.


