Governo do Estado de São Paulo estuda ligação ferroviária até Cajamar
O leilão das linhas está previsto para acontecer no final de março de 2025.
O Governo do Estado de São Paulo está avançando em estudos para a criação de novas ligações ferroviárias e metroviárias na região metropolitana, com destaque para uma nova conexão entre a capital paulista e Cajamar. A proposta está incluída nos documentos divulgados esta semana no edital de licitação para a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O leilão das linhas está previsto para acontecer no final de março de 2025.
Entre as novidades, destaca-se o projeto de uma linha denominada "Ligação São Paulo-Cajamar", uma conexão que ainda não tem definição sobre o modal de transporte a ser utilizado, podendo ser trem, metrô ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A nova linha teria uma extensão estimada de 16,4 quilômetros e visa melhorar a mobilidade e a integração de Cajamar, município localizado a cerca de 29 quilômetros de São Paulo e com uma população de aproximadamente 92.689 habitantes, conforme dados do IBGE de 2022.
Possíveis Traçados para a Nova Linha
Embora os detalhes sobre o traçado exato da nova linha não tenham sido revelados, algumas possibilidades estão sendo estudadas. Um dos cenários considerados é a conexão com a Rodovia dos Bandeirantes, que poderia ser integrada à futura Linha 6-Laranja do metrô, após a conexão com o terminal da Vila Clarice. A partir desse ponto, a nova linha seguiria até Cajamar, oferecendo mais uma opção de transporte para a região.
Outro possível ponto de partida para a linha seria a estação de Perus, situada na zona noroeste da capital paulista, que já está integrada à Linha 7-Rubi da CPTM. A partir de Perus, o trajeto até Cajamar seria de aproximadamente 19 quilômetros, com a expectativa de melhoria no transporte regional.
Integração com Outras Linhas
Embora a possibilidade de integração com a futura Linha 24-Quartzo, que se conectará a Alphaville, também tenha sido considerada, os documentos indicam que a nova linha partiria diretamente de São Paulo, tornando essa hipótese menos provável para o trajeto até Cajamar. A ideia é que a nova conexão complemente o crescimento da malha ferroviária e a integração com outras linhas existentes, oferecendo uma alternativa de transporte eficiente e de baixo custo para os moradores de Cajamar e cidades vizinhas.
A construção dessa ligação, caso seja aprovada, representa mais um passo no processo de modernização do transporte público da Região Metropolitana de São Paulo, e pode beneficiar milhares de moradores, reduzindo o tempo de deslocamento entre Cajamar e a capital paulista.