Governo alerta para três marcas de café consideradas impróprias para consumo
Três marcas foram reprovadas em análises laboratoriais e descumpriram padrões exigidos para o café torrado e moído.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou um alerta na última sexta-feira (23) sobre a venda de três marcas de café torrado que não atendem aos padrões de qualidade exigidos para o consumo humano. Conhecidos como “cafés fakes”, esses produtos podem causar confusão aos consumidores por se assemelharem a cafés tradicionais, mas não são cafés comuns.
De acordo com o Mapa, as marcas “Melissa”, “Pingo de Ouro” e “Oficial” foram reprovadas após análises laboratoriais que constataram o descumprimento da Portaria nº 570, de maio de 2022, que regulamenta os padrões mínimos para café torrado e moído.
Esses produtos se destacam por tentarem imitar embalagens de marcas renomadas, porém, em letras pequenas na parte inferior do pacote, exibem a descrição “pó para preparo de bebida sabor café”. Além disso, apresentam preço inferior ao do café tradicional, o que pode levar o consumidor a adquirir um produto que não é o que parece.
O Mapa reforça a importância de os consumidores verificarem cuidadosamente as informações nas embalagens para evitar a compra de produtos que não estejam em conformidade com as normas vigentes e que podem não oferecer a qualidade esperada.