Defesa Civil prevê chuva intensa na região a partir de domingo (26)

Na Região Metropolitana que inclui o município de Cajamar os acumulados de chuva podem chegar a 150 milímetros.

Janeiro 26, 2025 - 12:39
 0  8
Defesa Civil prevê chuva intensa na região a partir de domingo (26)
O domingo será marcado por muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Foto: Ricardo Rodrigues/Metrópole Regional

A Defesa Civil do Estado informou que entre domingo (26) e terça-feira (28) a passagem de uma frente fria criará condições para pancadas de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento em todo o Estado de São Paulo. Na Região Metropolitana que inclui o município de Cajamar os acumulados de chuva podem chegar a 150 milímetros.

O Boletim Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia indica que o domingo em Cajamar será com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima será de 29°C, com ventos fracos à moderados.

A Defesa Civil de Cajamar chama a atenção dos moradores da cidade para evitarem passar por áreas alagadas e se abrigarem durante temporais.

Outra orientação é evitar passar em uma área alagada, pois nunca se sabe o que pode haver por baixo, e você pode acabar sofrendo um acidente.

Para se proteger, os moradores também podem se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199.

Já a Prefeitura de Cajamar informou que mantém equipes de várias secretarias mobilizadas para atender ocorrências provocadas pelas chuvas. A força-tarefa, coordenada pela Defesa Civil, reúne as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social e Guarda Municipal. Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar, caso necessário.

Auxílio

Reportagem: Ricardo Rodrigues 

@ricardorodgsoficial


Segundo a administração municipal, caso alguma casa seja afetada pela chuva ou inundação, é possível solicitar uma vistoria da Defesa Civil pelo telefone 4446-0199.

O telefone também pode ser contatado se houver desabrigados ou falta de acesso à água sanitária. Em caso de emergência, o contato deve ser com o 193 do Corpo de Bombeiros.