Cajamar está em alerta para doenças diarreicas e virais causadas em épóca de seca

O Hospital Regional, a UPA-Jordanésia e os hospitais da rede privada de Cajamar têm registrado um aumento significativo desses casos.

Outubro 10, 2024 - 13:01
Outubro 10, 2024 - 13:31
 0  4
Cajamar está em alerta para doenças diarreicas e virais causadas em épóca de seca
Apesar de não apresentar números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar identificou um aumento dos casos nas últimas semanas. Foto: Ricardo Rodrigues da Silva/Metropole Regional

Uma condição frequentemente subestimada, relacionada à baixa umidade e ao aumento das temperaturas nesta época do ano, são as doenças diarreicas e virais. 

O Hospital Enfermeiro Antônio Policarpo de Oliveira, popularmente conhecido com Hospital Regional, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Jordanésia) e os hospitais da rede privada de Cajamar  têm registrado um aumento significativo desses casos. O Hospital Regional relatou que a diarreia é atualmente a condição prevalente no pronto-socorro da unidade. O Grupo Previna também observou crescimento nos últimos dias.

Apesar de não apresentar números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar identificou um aumento dos casos nas últimas semanas. 

O médico José Henrique, pediatra da Rede Municipal explica que o calor acelera a degradação e a proliferação de bactérias em alimentos, como sanduíches e pizzas, facilitando a contaminação. “Além disso, a falta de higienização adequada das mãos contribui para a disseminação da doença”, acrescenta. Zé Henrique como é conhecido também observa que o tempo seco aumenta a propagação de vírus no ar, favorecendo a dispersão de partículas leves. “Hidratar-se, higienizar bem as mãos e consumir alimentos frescos e bem armazenados são medidas importantes”, aconselha.

“O rotavirus é transmitido por vias orais e fecais, através de água e alimentos contaminados. Os sintomas variam entre febre, dor no corpo, diarreia intensa, e quem pega não tem tratamento específico, mas é necessária uma hidratação adequada devido aos vários episódios de evacuação”, afirma o médico pediatra.

O pediatra alerta para as complicações das infecções por rotavírus durante a seca, especialmente em crianças menores de cinco anos. “Durante a seca, essas infecções podem se agravar rapidamente, pois as crianças desidratam mais rapidamente e necessitam de maior ingestão de líquidos. As complicações incluem desidratação aguda, que afeta especialmente crianças e idosos”, explica.