Cajamar tem um carro para cada 2,6 moradores: excesso de automóveis trava a mobilidade na cidade

Com um carro para cada 2,6 moradores, cidade enfrenta trânsito cada vez mais caótico.

Maio 7, 2025 - 22:12
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Cajamar tem um carro para cada 2,6 moradores: excesso de automóveis trava a mobilidade na cidade
Trânsito parado em pleno centro de Jordanésia: excesso de carros dificultam a mobilidade em Cajamar.

“Tem carros demais circulando pela cidade.” Essa frase já virou rotina para quem vive em Cajamar. Basta sair nas ruas para ouvir também: “estou parado na fila”, “está tudo trancado”, “o ônibus não chegou”. O caos no trânsito e a precariedade do transporte coletivo têm transformado a mobilidade urbana em um dos principais desafios da cidade.

E o problema tem números. Segundo dados do IBGE de 2024, Cajamar conta com 34.595 veículos de passeio para uma população de 92.689 habitantes — uma média de um carro para cada 2,68 pessoas, ou 0,37 veículos por habitante. É um dos maiores índices de motorização da região.

A frota total registrada no município pelo Detran no mesmo ano soma 57.587 veículos, incluindo caminhonetes (4.519), caminhões (1.814) e motocicletas (8.443) — sem contar ônibus e veículos de fora que circulam diariamente, trazidos por trabalhadores de outros municípios.

Trânsito travado e transporte público comprometido 

As principais vias que conectam Jordanésia, Polvilho e o Centro estão saturadas. As rodovias que ligam Cajamar à capital e ao interior operam no limite. Nas ruas centrais, autoescolas disputam espaço com carros particulares, evidenciando o crescimento da demanda por habilitação e, consequentemente, o aumento de novos motoristas.

Enquanto isso, o transporte coletivo continua sendo um gargalo. A frequência teve um aumento consecutivo nos últimos seis anos mas ainda é baixa e o tempo médio de viagem em ônibus chega a 45 minutos, contra 30 minutos de carro. A ausência de integração entre os municípios da região metropolitana e a falta de incentivos ao transporte público e a meios não motorizados tornam o carro a única opção viável para muitos.

“Não tem como resolver congestionamento com essa quantidade de carros”

O engenheiro Fernando Henrique Custódio, 56 anos, especialista em sistemas de transporte e morador de Cajamar há seis anos, é categórico: Dois terços da população da cidade usam carro para se locomover, e qualquer tentativa de desafogar o trânsito apenas com obras de infraestrutura não surtirá efeito. “A única saída é investir fortemente em transporte coletivo, com corredores exclusivos, horários confiáveis e conexão entre os bairros e cidades vizinhas.”

Custódio defende que se ao menos 50% da população migrasse para o transporte público, o fluxo nas principais vias melhoraria. Mas ressalta: “É uma mudança cultural e estrutural. Não é só construir, é planejar, educar e oferecer alternativas reais.”

O futuro passa por menos carros e mais mobilidade

Especialistas ouvidos pela reportagem do Metrópole Regional reforçam: o excesso de automóveis individuais é o maior vilão da mobilidade urbana em Cajamar. E o cenário só muda com políticas públicas integradas, investimento em transporte coletivo de qualidade e incentivo a formas sustentáveis de deslocamento.

Enquanto isso não acontece, Cajamar segue engarrafada — e o carro, apesar de parecer solução individual, agrava um problema coletivo que todos enfrentam.