Cajamar tem um carro para cada 2,6 moradores: excesso de automóveis trava a mobilidade na cidade
Com um carro para cada 2,6 moradores, cidade enfrenta trânsito cada vez mais caótico.

“Tem carros demais circulando pela cidade.” Essa frase já virou rotina para quem vive em Cajamar. Basta sair nas ruas para ouvir também: “estou parado na fila”, “está tudo trancado”, “o ônibus não chegou”. O caos no trânsito e a precariedade do transporte coletivo têm transformado a mobilidade urbana em um dos principais desafios da cidade.
E o problema tem números. Segundo dados do IBGE de 2024, Cajamar conta com 34.595 veículos de passeio para uma população de 92.689 habitantes — uma média de um carro para cada 2,68 pessoas, ou 0,37 veículos por habitante. É um dos maiores índices de motorização da região.
A frota total registrada no município pelo Detran no mesmo ano soma 57.587 veículos, incluindo caminhonetes (4.519), caminhões (1.814) e motocicletas (8.443) — sem contar ônibus e veículos de fora que circulam diariamente, trazidos por trabalhadores de outros municípios.
Trânsito travado e transporte público comprometido
As principais vias que conectam Jordanésia, Polvilho e o Centro estão saturadas. As rodovias que ligam Cajamar à capital e ao interior operam no limite. Nas ruas centrais, autoescolas disputam espaço com carros particulares, evidenciando o crescimento da demanda por habilitação e, consequentemente, o aumento de novos motoristas.
Enquanto isso, o transporte coletivo continua sendo um gargalo. A frequência teve um aumento consecutivo nos últimos seis anos mas ainda é baixa e o tempo médio de viagem em ônibus chega a 45 minutos, contra 30 minutos de carro. A ausência de integração entre os municípios da região metropolitana e a falta de incentivos ao transporte público e a meios não motorizados tornam o carro a única opção viável para muitos.
“Não tem como resolver congestionamento com essa quantidade de carros”
O engenheiro Fernando Henrique Custódio, 56 anos, especialista em sistemas de transporte e morador de Cajamar há seis anos, é categórico: Dois terços da população da cidade usam carro para se locomover, e qualquer tentativa de desafogar o trânsito apenas com obras de infraestrutura não surtirá efeito. “A única saída é investir fortemente em transporte coletivo, com corredores exclusivos, horários confiáveis e conexão entre os bairros e cidades vizinhas.”
Custódio defende que se ao menos 50% da população migrasse para o transporte público, o fluxo nas principais vias melhoraria. Mas ressalta: “É uma mudança cultural e estrutural. Não é só construir, é planejar, educar e oferecer alternativas reais.”
O futuro passa por menos carros e mais mobilidade
Especialistas ouvidos pela reportagem do Metrópole Regional reforçam: o excesso de automóveis individuais é o maior vilão da mobilidade urbana em Cajamar. E o cenário só muda com políticas públicas integradas, investimento em transporte coletivo de qualidade e incentivo a formas sustentáveis de deslocamento.
Enquanto isso não acontece, Cajamar segue engarrafada — e o carro, apesar de parecer solução individual, agrava um problema coletivo que todos enfrentam.