Cajamar intensifica fiscalização contra bebidas adulteradas e notifica estabelecimentos

Prefeitura realiza força-tarefa em bares e casas de shows do Portal dos Ipês para combater a comercialização de bebidas falsificadas com risco à saúde pública.

Outubro 2, 2025 - 09:20
 0  5
Cajamar intensifica fiscalização contra bebidas adulteradas e notifica estabelecimentos
Fiscais das secretarias da Saúde, Desenvolvimento Urbano e Segurança realizam vistoria em bares e adegas do bairro Portal dos Ipês durante operação contra bebidas adulteradas em Cajamar.

Em mais uma ação de combate ao comércio ilegal de bebidas alcoólicas adulteradas, as secretarias da Saúde, Desenvolvimento Urbano, e Segurança e Defesa Social da Prefeitura de Cajamar realizaram nesta quarta-feira (01) de outubro uma força-tarefa em bares, adegas e casas de show no bairro do Portal dos Ipês, distrito do Polvilho.

A operação teve como foco principal a fiscalização dos estabelecimentos e a conscientização sobre os perigos do consumo de bebidas falsificadas, que podem conter substâncias altamente tóxicas como o metanol. A ação contou com o apoio do Departamento de Fiscalização de Posturas.

Durante a vistoria, três estabelecimentos foram fiscalizados. Todos receberam notificações. Um deles operava como tabacaria sem a devida autorização legal. Outro foi autuado por não apresentar nota fiscal nem comprovar a procedência das bebidas comercializadas. O terceiro também foi notificado por irregularidades administrativas.

A fiscalização continuará ao longo da semana em diversos pontos da cidade. O objetivo é retirar de circulação produtos clandestinos que representam sérios riscos à saúde pública.

"O consumo de bebidas alcoólicas sem procedência confiável pode levar à intoxicação grave e até à morte. A população deve estar atenta à presença de rótulo, lacre de segurança e selo fiscal nas embalagens", alerta Diretor de Vigilância em Saúde, Wildson.

A medida é parte de uma mobilização estadual diante dos casos recentes de intoxicação por metanol. Desde junho, seis casos foram confirmados e dez estão sob investigação, sendo três com desfecho fatal.